Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS
Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS
Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS
Gestão de crise da COVID-19
O enfrentamento da pandemia requer informação em diversos níveis, desde o registro das notificações, óbitos, resultados de exames realizados até o provimento de serviços que visam prevenção e cuidado. Entre esses serviços, estão aqueles de autoavaliação, teleconsulta, busca ativa de pacientes e aplicações avançadas para a identificação de tendências e de populações vulneráveis.
Para atender às necessidades de enfrentamento ao novo Coronavírus, o Conecte SUS sistematizou um ecossistema de atendimento e de dados em saúde para a COVID 19. Este ecossistema compreende camadas específicas para a segurança da informação, interoperabilidade entre sistemas, processos de notificação e vigilância em saúde, aplicativos móveis e canais de acesso, conforme figura ao lado.
A RNDS em números
A interoperabilidade com laboratórios públicos e privados estabeleceu-se como a primeira grande conquista da RNDS. Do mês de março/2020, quando teve início de forma acentuada a pandemia do Novo Coronavírus no Brasil, até o mês de novembro/2020, a RNDS recebeu aproximadamente mais de 4 milhões de resultados de exames de COVID-19.
Atualmente, já é possível realizar o compartilhamento seguro e controlado dos resultados individualizados de exames laboratoriais relacionados à COVID-19 realizados em diferentes laboratórios. Para viabilizar o processo de conexão à RNDS, o DATASUS disponibilizou documentação técnica e sistema de credenciamento para os laboratórios, disponíveis no Portal de Serviços, com base nas melhores práticas e padrões de interoperabilidade. Além disso, em ação conjunta com a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMED), o DATASUS realizou uma série de reuniões e lives com os principais laboratórios do país para prestar esclarecimentos, fornecer informações adicionais sobre a conexão com a RNDS, bem como abrir canais de suporte ao processo de integração. A conexão de laboratórios públicos e privados à RNDS é um marco relevante no combate à COVID-19 e, adicionalmente, trará benefícios de longo prazo como uma referência fundamental para a Saúde Digital brasileira.
Comentários
Postar um comentário